• Angola reitera compromisso com os princípios da paz e da estabilidade


    Angola reiterou, esta segunda-feira, o compromisso inabalável com os princípios da paz, da estabilidade e do respeito pela ordem constitucional, sem descurar que o diálogo inclusivo e a reconciliação nacional representam o caminho mais seguro para preservar a unidade do país e responder às legítimas aspirações do povo malgaxe.

    Esta posição foi reiterada, em Adis Abeba, pelo embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana e UNECA, Miguel Bengue, ao intervir na 1305ª Reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, convocada com carácter de emergência, para analisar a actual situação na República de Madagáscar.

    Miguel Bembe expressou, igualmente, a preocupação de Angola relativamente à rutura da ordem constitucional naquele país irmão, designadamente através da consumação de um golpe de Estado.

    “Reiteramos que qualquer tentativa de tomada do poder pela força deve ser firmemente condenada e rejeitada, em conformidade com os princípios da União Africana e do direito internacional”, aflorou o diplomata angolano naquela reunião.