Uma telecirurgia robótica realizada, sabado, no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, conduzida a partir da cidade de Orlando, Norte da Flórida, nos Estados Unidos de América, pelo renomado médico internacional Vipul Patel, permitiu remover o cancro da próstata a um paciente de 60 anos de idade.
O médico cirurgião Márcio Moschovas, integrante da equipa de especialistas, disse que se tratou da primeira telecirurgia para a retirada do cancro da próstata efectuada na unidade sanitária angolana.
De acordo com a fonte, foi um procedimento minimamente invasivo feito a um paciente com a patologia publicada há oito meses e meio, no quadro de uma campanha de rastreio realizada pelo Ministério da Saúde.
A telecirurgia robótica, feita a uma distância de 17 mil quilómetros, teve a duração de uma hora e 20 minutos e permitiu a concretização do procedimento com elevada precisão e segurança, disse.
“Esse feito representa um marco na história da Medicina em Angola e no Sistema Nacional de Saúde como um passo significativo rumo à inovação e modernização dos serviços sociais”, realçou o médico.
Avanços
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou que este feito representa um passo importante para a concretização dos objectivos do sector, que passam pela modernização e inovação dos serviços, com vista à introdução das novas tecnologias nos procedimentos de cirurgias de alta complexidade à distância.