• Angola propõe debate sobre resolução e prevenção de conflitos no continente


    Angola propôs no seu programa para presidir o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, para o mês de Setembro, uma reunião do órgão a nível dos Chefes de Estado e de Governo subordinada ao tema “Revitalizar a Prevenção e Resolução de Conflitos em África”.

    O tema, aprovado pelo referido Conselho, vai ser abordado à margem do Debate Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, este mês.

    Ao apresentar o documento, o representante de Angola junto da União Africana, Miguel Bembe, enfatizou que a reunião se reveste de importância estratégica para responder à dinâmica evolutiva das crises no continente.

    O diplomata angolano aflorou que, apesar dos progressos em matéria de mediação, diplomacia preventiva e consolidação da paz, há ainda muitos conflitos que persistem ou ressurgem, frequentemente agravados por causas estruturais.

    Com base neste prisma, o diplomata angolano disse que a reunião vai proporcionar uma oportunidade para fazer um balanço das abordagens existentes, identificar lacunas e reafirmar a necessidade de se investir mais nos mecanismos de resolução de conflitos à disposição da União Africana.

    Miguel Bembe recordou, neste sentido, que o Chefe de Estado, João Lourenço, decidiu colocar a nível dos Chefes de Estado e de Governo as questões da prevenção e resolução pacífica de conflitos no centro da sua acção, na qualidade de Presidente em funções da União Africana para o ano de 2025, como do Conselho de Paz e Segurança da organização continental para o mês de Setembro.

    Neste contexto, o representante permanente de Angola junto da União Africana argumentou que esta reunião constitui uma das prioridades da presidência angolana na União Africana, cujo objectivo é criar as condições indispensáveis ao reforço da eficácia da arquitectura africana de paz e segurança.

    O diplomata angolano destacou que esta sessão especial do CPS está alinhada com as Linhas Estratégicas Prioritárias da Presidência Angolana da União Africana, nomeadamente Infra-estruturas e Capital Humano: Factores-chave para o Desenvolvimento Integral de África, cuja Cimeira vai ser realizada em Luanda durante o próximo mês de Outubro.

    Além desta reunião, Angola também propôs a realização de uma sessão ministerial sobre a situação na região do Sahel. Uma outra sessão analisará a evolução da situação política, de paz e segurança na República Centro-Africana.

    A agenda destaca, igualmente, uma reunião aberta sobre os nexos entre as alterações climáticas, a paz e a segurança em África.

    De referir que Angola já dirigiu os destinos do Conselho de Paz e Segurança da União Africana no mês de Julho de 2024.