• Angola e Portugal registam nova vitalidade nas relações


    A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, afirmou na sexta-feira à noite, que as relações entre os dois países conheceram “uma nova vitalidade e pragmatismo”, com a liderança do Presidente João Lourenço.

    A diplomata, que falava durante uma recepção que marcou, em Portugal, o encerramento das celebrações dos 40 anos de Independência de Angola, referiu que essas relações estão assentes no diálogo franco, no respeito mútuo e na valorização dos laços históricos, culturais e humanos que os unem.

    Maria de Jesus Ferreira destacou, entre outras acções, o reforço da cooperação económica e empresarial, através dos cerca de 20 acordos assinados nos últimos dois anos, em diversas áreas em que as empresas portuguesas participam. “A acção diplomática do Presidente João Lourenço tem sido guiada por uma visão moderna, aberta e pragmática, orientada para o fortalecimento das parcerias estratégicas, baseadas no respeito recíproco e na busca de benefícios partilhados”, disse.

    A embaixadora disse verificarem-se reformas estruturais, como a aposta na diversificação da economia e melhoria do ambiente de negócios, para reforçar a confiança dos investidores e para ampliar as oportunidades de cooperação bilateral. No mesmo espírito, o diálogo político de alto nível entre Luanda e Lisboa tem-se intensificado, traduzindo-se num relacionamento cada vez mais sólido, equilibrado e mutuamente vantajoso, acrescentou.

    Esta nova etapa das relações entre Angola e Portugal, segundo Maria de Jesus Ferreira, “reflecte não apenas a maturidade das nossas instituições, mas também a visão de futuro que o Presidente João Lourenço tem imprimido à política externa angolana, pautada pelos princípios do respeito e cooperação mutuamente vantajosa”.

    No plano da política externa, disse, Angola afirma-se como um Estado comprometido com a paz, o diálogo e a cooperação internacional. “O país tem desempenhado um papel relevante na promoção da estabilidade regional, nomeadamente na Região dos Grandes Lagos, na SADC e no Golfo da Guiné”, observou a diplomata, para quem a diplomacia angolana, sob a liderança do Presidente João Lourenço, tem fortalecido parcerias estratégicas com diversos países e organizações internacionais, consolidando o prestígio e a influência de Angola no continente e no mundo.

    O evento, organizado pela Embaixada de Angola, decorreu num hotel de Lisboa e congregou cerca de 400 convidados, entre autoridades portuguesas, membros do corpo diplomático e membros da comunidade angolana residente em Portugal. O destaque vai para o secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Francisco Ribeiro Teles, a secretária executiva da CPLP, Fátima Jardim, e responsáveis de diferentes partidos políticos, angolanos e portugueses.

    O programa encerrou com um momento cultural onde intervieram os Jovens do Hungo e os músicos Eddy Tussa, Ângelo Boss e Eduardo Paim.