Angola e a República do Peru celebraram, na última terça-feira, em Lima, 40 anos de relações diplomáticas com lançamento de um selo comemorativo, soube o JA Online.
Durante a cerimónia de comemoração, o embaixador não residente de Angola no Peru, Manuel Bravo, considerou que os vínculos históricos e culturais entre o povo angolano e peruano constituem um património comum de ambos países e vão continuar a inspirar os governos a aprofundar as relações de amizade e de cooperação.
Para o diplomata, nacional o selo comemorativo transporta mensagens, histórias, sentimentos e representa de forma duradoura a aproximação de dois povos unidos pela solidariedade, ancestralidade e vontade política de ampliar e aprofundar a cooperação bilateral.
Manuel Bravo aproveitou, ainda, a ocasião para aplaudir a escolha dos elementos contidos no selo, nomeadamente, a Palanca Negra Gigante de Angola e a Taruca do Peru, que simbolizam a valorosidade e diversidade da fauna de ambos os países.
Por sua vez, o vice-ministro das Relações Exteriores do Peru, Félix Denigri Boza, manifestou satisfação pela evolução das relações de cooperação, destacando a recente assinatura do Acordo de supressão de vistos a nível de passaportes oficiais e diplomáticos.
No âmbito das celebrações do dia da amizade Peruano-Africana, Angola participou de uma exposição com artesanatos e livros de consagrados escritores angolanos traduzidos em língua espanhola.
O Peru, sexta maior economia da América do Sul e segundo maior produtor mundial de cobre, estabeleceu relações diplomáticas com Angola a 6 de Setembro de 1985, pode ler-se no documento.