Angola e a Noruega realizaram, no dia 4 de Dezembro de 2025, em Oslo, as 12.ª consultas bilaterais no âmbito do protocolo de cooperação em matéria de direitos humanos.
Segundo uma nota, enviada ao JA Online, a delegação angolana foi chefiada pela secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Antónia Osvaldina Simão da Cruz Yaba, acompanhada pelo embaixador de Angola na Noruega, Alcino da Conceição.
Por sua vez, a delegação norueguesa foi liderada pela secretária de Estado, Astrid Bergman, acompanhada pelo embaixador da Noruega em Angola, Bjornar Dahl Hotvedt.
Na ocasião, o país nórdico felicitou o Governo de Angola pela recente eleição como membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para o mandato que iniciará em 2026 e também pela celebração dos 50 anos de independência nacional, tendo destacado as conquistas alcançadas ao longo desse período.
Quanto à Estratégia Nacional de Direitos Humanos de Angola, a secretária de Estado angolana destacou que a ENDH, aprovada em Abril de 2020, pretende assegurar que Angola alcance autonomia na avaliação, correcção e proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos a curto-médio prazo.
Na avaliação realçou que Angola teve mais de 90% do seu plano de acção implementado nos últimos cinco anos.
As 12.ª consultas realizaram-se num clima fraterno e de amizade, com a promessa de as próximas consultas serem realizadas, em solo angolano, no último trimestre de 2026.