• Angola e Marrocos reiteram reforço da parceria estratégica


    Angola e o Reino do Marrocos reiteraram, em Rabat, o compromisso político de ambos os países reforçarem uma parceria estratégica assente em laços históricos de solidariedade e numa visão comum sobre os desafios e oportunidades para explorar no continente africano.

    A pretensão foi expressa na cerimónia de entrega da cópia das cartas credencias do embaixador José Filipe ao ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e das Comunidades Marroquinas Residentes no Exterior, Nasser Bourita.

    O acto teve lugar na sede da diplomacia marroquina, em Rabat, e marcou o início formal das funções do novo chefe da Missão Diplomática de Angola no Reino de Marrocos, habilitando-o, assim, a posterior apresentação das cartas credenciais junto de Sua Majestade Rei Mohammed VI, segundo um comunicado de imprensa.

    José Filipe destacou o mandato do Presidente João Lourenço no sentido de fortalecer a inserção de Angola no espaço regional e internacional, com enfoque na mobilização de investimentos e na cooperação nos domínios da Agricultura, Energia, Transportes, Indústria, Educação e Saúde com o Reino de Marrocos.

    O diplomata angolano manifestou, igualmente, a intenção de dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora com base nos entendimentos alcançados na 3.ª Sessão da Comissão Mista Angola–Marrocos, realizada em Julho de 2023.

    Por sua vez, o ministro Nasser Bourita reafirmou o empenho do Reino de Marrocos em aprofundar o diálogo político com Angola, dinamizar os mecanismos de concertação bilateral e explorar novas áreas de cooperação estruturantes.

    No encontro, o embaixador angolano aproveitou a ocasião para felicitar o Reino de Marrocos pela organização dos próximos eventos desportivos internacionais, nomeadamente o Campeonato Africano das Nações deste ano (CAN 2025) e o Campeonato Mundial de Futebol FIFA 2030, em co-organização com a Espanha e Portugal.