• Angola e Japão reforçam relações com assinatura de novos acordos


    Angola e Japão assinam, hoje, em Luanda, um acordo destinado ao reforço e expansão de infra-estruturas de transmissão de energia eléctrica nas províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Cuando e Cubango.

    Imagem de capa da notíciaAngola e Japão reforçam relações com assinatura de novos acordos
    Denominado Acordo de Troca de Notas concernente ao Projecto do Reforço dos Sistemas de Transmissão na Região Sul de Angola, o instrumento jurídico vai ser assinado, esta manhã, no Salão Nobre do edifício sede da diplomacia angolana, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e pelo embaixador do Japão em Angola, Sano Hiroaki.

    Uma nota do Ministério das Relações Exteriores, sobre este acto, a que o Jornal de Angola teve acesso, explica que o Acordo de Troca de Notas concernente ao Projecto do Reforço dos Sistemas de Transmissão na Região Sul de Angola é um projecto financiado pelo Governo do Japão a Angola, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

    Esta iniciativa de cooperação bilateral, prossegue a nota, tem, ainda, como objectivo, a promoção do acesso fiável de energia nessas zonas, impulsionando o desenvolvimento socio-económico regional e garantir a sustentabilidade energética.

    As relações entre Angola e o Japão aconteceram em Setembro de 1976, pouco depois de Angola ter alcançado a sua Independência. De lá para cá, os dois países têm trabalhado, de forma afincada, para o fortalecimento dessas relações. Em Janeiro deste ano, os dois países realizaram, na capital angolana, a segunda reunião de consultas políticas, conduzidas pelo embaixador Miguel Dialamícua , director Ásia e Oceânia do Ministério das Relações Exteriores de Angola, e por Horiuchi Toshihiko, director para os Assuntos Africanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.

    Durante este encontro, as partes analisaram o estado das relações bilaterais entre Angola e o Japão, com incidência, sobretudo, nos domínios da Desminagem, Tributação, Saúde, Agricultura, Formação de quadros, Telecomunicações e Energia.

    No domínio político-diplomático, as delegações dos dois países enalteceram o estado da cooperação entre as duas nações, com ênfase nas troca de visitas de alto nível realizadas nos últimos anos, com destaque para a visita oficial do Presidente João Lourenço ao Japão, em Março de 2023, assim como a assinatura do Acordo por Troca de Notas Verbais sobre a Isenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos em Dezembro de 2023.

    Empresas japonesas querem investir no País

    O embaixador do Japão em Angola revelou, em Julho deste ano, que várias empresas de maior dimensão e influência do seu país estão interessadas em investir em diversos sectores da economia angolana, devido, sobretudo, ao actual ambiente de negócio e ao nível de desenvolvimento vigente no país. O diplomata nipónico avançou a informação depois de ser acreditado pelo Presidente da República, João Lourenço, em cerimónia realizada no Salão Nobre do Palácio Presidencial.

    "Antes de me deslocar a Angola, eu mantive contacto com grandes empresas japonesas que estão interessadas em investir em Angola", destacou o diplomata, em declarações à imprensa. O diplomata japonês considerou as relações entre Angola e Japão saudáveis, mas sublinhou que as mesmas podem crescer ainda mais, tendo em conta o potencial dos dois países. No entender de Sano Hiroaki, a próxima edição da TICAD, a decorrer de 20 a 22 de Agosto deste ano, na cidade de Yokohama, Japão, vai ser uma oportunidade para os dois países encontrarem mais oportunidades para o fortalecimento das relações.

    De recordar que o Presidente da República foi convidado pelo Primeiro-Minis- tro japonês, Shigeru Ishiba, para co-presidir a 9.ª edição da TICAD, na qualidade de Presidente em Exercício da União Africana.