Presidente da República, João Lourenço, manifestou a intenção de alargar “os ganhos bastante palpáveis” que Angola e a Espanha têm alcançado no contexto do intercâmbio dinâmico, fruto da colaboração entre os dois países.
A pretensão foi vincada numa mensagem que o Chefe de Estado angolano endereçou, ao Rei Felipe VI, pelo Dia Nacional de Espanha, assinalado domingo.
“Espero que em resultado dos nossos esforços conjuntos, ampliemos os ganhos bastante palpáveis que temos conseguido alcançar no contexto do intercâmbio dinâmico que caracteriza a colaboração entre os nossos dois países”,sublinha, na missiva, o Titular do Poder Executivo.
João Lourenço expressa a firme vontade de Angola continuar a aprofundar os laços de amizade existentes com o Reino de Espanha e a intensificar as frutíferas relações de cooperação nos mais variados domínios.
"Expresso a Vossa Majestade, nesta data, a firme vontade da República de Angola continuar a aprofundar os laços de amizade existentes com o Reino de Espanha e a intensificar as nossas frutíferas relações de cooperação.
Em nome do Executivo angolano e no meu próprio, tenho a honra de felicitar Vossa Majestade, o Governo e o povo espanhol, pela celebração do Dia da Hispanidade.Queira aceitar, Ma-
jestade, os meus votos de boa saúde, bem-estar pessoal, e os de prosperidades para o povo espanhol”, concluiu o Chefe de Estado.
De recordar que a relação entre Angola e a Espanha conheceu um dos momentos mais altos, em 2023, com a visita ao país do Rei Felipe VI, assinalado pela assinatura de vários instrumentos jurídicos na época.Dos instrumentos assinados, destaca-se o Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática Venâncio de Moura e a Escola Diplomática do Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação do Reino de Espanha.
Um outro Memorando de Entendimento sobre a cooperação no âmbito da Indústria foi assinado entre o Ministério do Comércio e Indústria de Angola e o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha e Memorando no domínio dos Desportos.