• Angola e Emirados Árabes Unidos mantêm relações há 28 anos com foco em vários sectores


    Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) iniciam domingo, uma nova era no quadro do reforço da cooperação bilateral, com a visita a Angola, do Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Alteza Real Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan.

    Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores que o JA Online teve hoje acesso, as relações diplomáticas entre os dois países foram oficialmente iniciadas a 11 de Dezembro de 1997.

    Para cimentar as relações de cooperação, Angola abriu a sua embaixada na cidade de Abu Dhabi a 21 de Setembro de 2008, e os EAU inauguraram a Missão Diplomática em Luanda em 1 de Agosto de 2016.

    Acordo de cooperação económica
    Neste particular, um novo capítulo começou em Junho de 2015, em Abu Dhabi, quando foi assinado o Acordo Geral de Cooperação Económica, Comercial, Industrial, Tecnológica, Financeira e Política.

    No mesmo ano, foi também criado um Memorando de Entendimento para a constituição de uma Comissão Conjunta Angola‑EAU, visando fortalecer a cooperação bilateral.

    Na sequência, os dois países rubricaram vários acordos, ligados à promoção e protecção recíproca de Investimentos, acordo para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal, acordo de serviços aéreos e memorando de entendimento no sector do transporte.

    Investimentos
    Neste contexto, o desenvolvimento em Angola é um dos pilares da estratégia dos EAU para expandir investimentos em África. Diversos sectores fazem parte desse plano como energia, tecnologia, logística marítima, agricultura, entre outros.