O secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, reuniu-se, sexta-feira, à convite do Governo da República Popular da China, com uma comitiva chefiada pelo vice-ministro para a Energia, Son Yunpeng.
O encontro serviu para ambas as delegações abordarem assuntos relativos à cooperação bilateral nos segmentos da transição energética, com destaque para a implementação de soluções sustentáveis, baseada em parcerias “win-win”.
Arlindo Carlos enalteceu, na ocasião, o convite do homólogo e aproveitou o momento para manifestar o aprofundamento das relações entre as partes, no âmbito do desenvolvimento das infra-estruturas energéticas em Angola, com recurso à serviços chineses.
Para o vice-ministro chinês, uma visita oficial à República de Angola ajudaria a impulsionar as empresas da China a implementar fábricas de equipamentos eléctricos, contribuindo para a capacitação e empregabilidade de jovens angolanos.
A região de Suzhou transformou-se num centro para projectos de energia limpa, como a planta de conversão de resíduos em energia da Everbright, apoiada pelo Banco Asiático de Desenvolvimento.
A China, incluindo Suzhou, é líder global em energia renovável e sustentabilidade, com investimentos maciços em fontes como a solar e a eólica, e iniciativas de economia circular.
Angola destaca-se na 9.ª posição dos 54 países africanos do Índice de Transição Energética, facto que serve de reconhecimento aos esforços do Governo angolano.