A implementação do Memorando de Entendimento assinado entre o Instituto Geológico de Angola (IGEO) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos da América (USGS), em 2022, foi, abordada, ontem, quinta-feira, em Washington D.C.
O encontro foi mantido entre o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, Diamantino Azevedo, e os responsáveis séniores do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
De acordo com uma nota, o referido memorando prevê a formação de técnicos angolanos, capacitação institucional do IGEO e pesquisas conjuntas sobre recursos minerais críticos.
Na ocasião, a delegação angolana contou, também, com o embaixador de Angola nos EUA, o Presidente do Conselho de Administração do IGEO e outros altos responsáveis do sector.
O documento sublinha, ainda, que reitera o compromisso do país com o desenvolvimento do conhecimento geológico como base para a exploração sustentável de recursos minerais.
O USGS, fundado em 1879, é uma agência científica norte-americana especializada em geologia, avaliação de recursos minerais, monitorização sísmica e análise geoespacial.